terça-feira, 3 de junho de 2008

APRENDENDO BRINCANDO!!!

POTENCIAÇÃO

Professor, essa é uma metodologia pela qual os alunos podem aprender conceitos de potenciação brincando. Portanto o material que você vai utilizar é: papel A4 e caneta.

Segue os passos:
  • Entregue uma folha para cada aluno;
  • Peça-lhes para dobrarem-na ao meio e perguntem quantas partes ficaram. Certamente responderão - duas! (essa experiência só vai funcionar para potência de base 2)
  • O professor vai intervir que 2¹ = 2;
  • Peça~lhes para dobrarem-na novamente e pergunte quantas partes ficaram. Certamente responderão - quatro;
  • O professor vai intervir novamente que 2² =4;
  • O professor pode prosseguir dessa maneira;
  • Depois que os alunos já tiverem bem, pode-se aplicar o conceito de 2 elevado a 0 (zero);
Dessa maneira o aluno vai aprender um conceito brincando. E assim pode ser trabalhado também conceitos de frações.

4 comentários:

professores de Língua Portuguesa da Regional de Tocantinópolis disse...

Professora, não sou nada boa em questões matemáticas, mas pela seqüência do que você propôs acredito que esteja sugerindo algo que beneficie ao aluno numa lógica precisa que é a Matemática. Abraços.
Edmê

AMIGA DE SEMPRE disse...

Boa tarde colega, foi muito bom te conhecer e saber que voce gosta de fazer tudo bem feito, é um das minhas características gostar de fazer e fazer bem feito. Abraços

PROFª SALIMITA disse...

Que legal conhecer vocês: amiga de sempre e prof.edmê - l portuguesa que possamos sempre estar em contato, abraços.

Matemática-Ensino Médio disse...

Janilde,tudo bem? estou precisando do material que produzimos neste encontro sobre o EJA, vc tem? se tiver pode mandar no meu e-mail por favor?
ah se tiver o e-mail do Rogério de guruí mande também...
obrigada....tenho uma semana abençoada.